Conheça os benefícios da fisioterapia pélvica
financeiro • nov. 14, 2022

Não deixe de aprender!

Conheça os nossos

eBooks gratuitos


A fisioterapia pélvica, antes considerada um tabu, é capaz de proporcionar inúmeros benefícios. É indicada, principalmente, para  gestantes em preparação para o parto e no pós-parto, disfunções sexuais masculinas e femininas, tratamento de incontinência urinária e fecal, prolapso dos órgãos pélvicos, e dores em geral que têm relação com a região pélvica, abdominal e coluna.


A prática envolve treinamentos e exercícios de relaxamento e contração, que promovem a reabilitação da região do assoalho pélvico, promovendo força, resistência, potência e relaxamento dos músculos desta região.

Confira esse artigo que a Clínica Alira preparou para você e conheça todos os benefícios que a fisioterapia pélvica pode proporcionar!


Quais são os principais benefícios da fisioterapia pélvica?


A fisioterapia pélvica pode focar em diversos objetivos: desde o fortalecimento, ao relaxamento, recuperação ou, até mesmo, prevenção de situações que afetem o assoalho pélvico e que eventualmente podem comprometer outras regiões do corpo. Os impactos positivos tornam a fisioterapia pélvica um valioso instrumento na manutenção e reabilitação da saúde.


A seguir, apresentamos algumas das principais vantagens ao adotar essa prática.


Redução de dores locais, inclusive endometriose


A fisioterapia pélvica possui potencial de tratar e diminuir diversas dores que envolvem ou possuem relação com a região pélvica, tais como: dores em áreas da vagina, dor pélvica crônica, dor lombar, dor no quadril e dores que surgem após procedimentos pós-operatórios.


Ela ainda pode ser adotada para o tratamento de condições clínicas como a endometriose. Pacientes acometidas por essa doença geralmente cursam com alterações na região pélvica em decorrência de enrijecimento ou tensão dos músculos desta região, que ocasionam fortes dores nas mulheres.


Ao adotar as práticas oferecidas pela fisioterapia pélvica, a mulher aprende técnicas que podem auxiliar no controle das dores ocasionadas pelo quadro, que envolve, ainda, inflamação.


Prevenção de bexiga caída


O prolapso genital – ou “bexiga caída” - é uma condição em que os músculos da pelve perdem a capacidade de sustentação, ocasionando dores, desconforto e escape de urina.


A fisioterapia pélvica estimula o fortalecimento desses músculos enfraquecidos, promovendo resistência, impedindo a progressão da condição e diminuindo consideravelmente os sintomas.


Tratamento de problemas urinários


A fisioterapia pélvica também fornece benefícios aos problemas urinários, tanto para casos em que há retenção de urinária quanto em casos de incontinência.


Através de determinados movimentos exercitados na fisioterapia, tonificam-se os músculos da região pélvica, promovendo controle, consciência e ajustes de acordo com o quadro apresentado.


Vale destacar que, em casos de tratamentos para problemas urinários, a fisioterapia pélvica também assume ação preventiva, ou seja, também pode ser considerada para pessoas com idade mais avançada.


Melhora das disfunções coloproctológicas


Assim como atua na incontinência urinária, a fisioterapia pélvica também atua na incontinência fecal. A prática terapêutica trabalha com relaxamento e contração do assoalho pélvico, promovendo a cura e controle da incontinência fecal.


Melhora na função sexualidade


Há diversos motivos que ocasionam dores e desconfortos para as mulheres durante o ato sexual, sendo o vaginismo o principal deles.


Caracterizado pela contração involuntária da musculatura do assoalho pélvico, o vaginismo pode ser tratado com a fisioterapia, devolvendo a satisfação e conforto na vida sexual.


Além disso, a fisioterapia pélvica promove o autoconhecimento e controle da musculatura perineal proporcionando considerável melhora na vida sexual feminina.


Preparação para o parto


Durante a gestação, naturalmente exerce-se um sobrepeso nos músculos do assoalho pélvico, sobrecarregando-o. Tal situação pode provocar eventuais disfunções e até mesmo dificultar o momento do parto.


Através da fisioterapia pélvica, realiza-se todo um trabalho visando a conscientização corporal, perineal e respiratória promovendo confiança e maior controle para a mulher durante o parto.


Recuperação mais rápida no puerpério


Os exercícios propostos auxiliam e aceleram a recuperação da mulher no pós-parto.


A terapia trabalha diminuindo eventuais dores, desconfortos e disfunções que possam surgir nesse momento. A musculatura do assoalho pélvico é fortalecida, proporcionando um retorno mais rápido à vida sexual e às atividades do cotidiano.


Busque um fisioterapeuta especialista


A fisioterapia pélvica foi introduzida no Brasil razoavelmente recente, na década de 80, embora a prática já seja aplicada anteriormente ao redor do mundo.


Por isso, há poucos profissionais especializados e habilitados na área. Tendo em vista tal cenário, vale destacar a importância na escolha deste profissional que será responsável pela sua saúde.


A Clínica Alira possui um corpo clínico especializado com profissionais altamente qualificados, preparados para fornecer um tratamento de excelência.


Caso sinta necessidade ou tenha sido orientada a iniciar um tratamento que contemple a fisioterapia pélvica, não deixe de nos consultar. Temos a expertise necessária para fornecer diversos tratamentos e consultas médicas focados na saúde da mulher.


Agende uma consulta e comece hoje mesmo a cuidar da saúde do seu corpo com a Clínica Alira, referência no cuidado do público feminino.

Não pare de Aprender

ESPECIALIDADES VÍDEOS
Agende uma Consulta

Tire Suas Dúvidas

Contate-nos

Nas Redes Sociais

eBooks Gratuitos

infecção urinária recorrente
Por Lilian 19 jan., 2024
Descubra os sintomas, causas e tratamentos da infecção urinária recorrente e como enfrentar essa condição.
uroginecologista
Por Lilian 19 jan., 2024
Descubra quando buscar um uroginecologista, o especialista em saúde feminina e distúrbios do assoalho pélvico, e como ele pode melhorar sua qualidade de vida. Saiba mais.
fisioterapia pélvica
Por financeiro 06 nov., 2023
A fisioterapia pélvica é uma ótima possibilidade de tratamento para quem sofre de endometriose. Confira nesse conteúdo o porquê vale a pena investir na técnica!
Share by: