ESPECIALIDADES
Entenda mais sobre a Endometriose e seus tratamentos
O QUE É
A Endometriose
A Endometriose é uma doença crônica que afeta entre 10 a 15% de todas as mulheres em idade reprodutiva, e tem como característica principal o crescimento de células e tecido semelhante ao endométrio (camada interna do útero) fora do útero.
Ela pode acometer diversos órgãos da pelve além do útero, como os ovários, tubas uterinas, bexiga, intestino e diafragma, mas, principalmente, uma camada que reveste praticamente todos os órgãos internos, chamada de peritônio.
DOR E INFERTILIDADE
Como é o tratamento
A doença é uma das principais causas de dor e infertilidade, com um impacto profundo na qualidade de vida das mulheres. Mas sabendo
escolher bons profissionais e iniciando o tratamento adequado, é possível reverter esse quadro na grande maioria dos casos.
Os principais sintomas da endometriose não são específicos dessa doença. Ou seja, outras doenças ginecológicas e pélvicas podem gerar
sintomas semelhantes, o que dificulta a suspeita e o diagnóstico da endometriose que pode demorar anos para ser realizado.
PRINCIPAIS TRATAMENTOS
Endometriose
O tratamento da endometriose depende dos sintomas que a doença está causando na paciente, no impacto sobre a qualidade de vida da paciente e casal, e principalmente nos objetivos de cada mulher.
Portanto o tratamento é individualizado, desenhado e planejado após o estudo de todas as informações adquiridas nas consultas através das longas conversas, exame físico detalhado e resultado dos exames laboratoriais.
O objetivo principal do tratamento da endometriose é a melhora da qualidade de vida da paciente, seja com melhora das dores pélvicas, melhora das dores na relação sexual, melhora da fertilidade e de qualquer outro sintoma que esteja atrapalhando a vida dessa mulher.
De forma resumida, podemos dividir o tratamento em três tipos: clínico, cirúrgico e complementar.
SAIBA MAIS SOBRE OS
Principais Sintomas e Sinais da Endometriose
Confira os sintomas mais frequentes entre as pacientes portadoras de endometriose