Não deixe de aprender!
Conheça os nossos
eBooks gratuitos
Clique nos links abaixo para conferir
> ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS NA ENDOMETRIOSE
Adotar determinados cuidados antes de engravidar garante não somente uma gestação mais saudável e tranquila para a mãe. Eles também podem reduzir as chances do bebê se desenvolver inadequadamente e, com isso, desencadear futuros problemas de saúde.
Afinal, quais mudanças de hábito, exames e cuidados devem ser adotados antes mesmo de a mulher começar as tentativas de ter um filho? Confira abaixo e comece a se organizar desde já!
Os 6 principais cuidados que devem ser adotados antes de engravidar
1 – Melhore os hábitos alimentares
Um dos principais cuidados que devem ser adotados antes de engravidar diz respeito à alimentação . É preciso aumentar, por exemplo, o consumo de legumes, verduras, frutas, fibras e proteínas magras , pois eles são fontes de vitaminas e minerais essenciais para que o organismo funcione adequadamente.
Em contrapartida, deve-se evitar:
- Gorduras;
- Açúcares;
- Alimentos Industrializados;
- Excesso de sal.
Além disso, sugere-se dar uma atenção especial à hidratação, ou seja, aumentar a ingestão de água ao longo do dia. Junto a isso, é importante começar a reduzir o consumo de café e bebidas alcoólicas.
2 – Exercite-se
Mulheres sedentárias que pretendem engravidar devem começar aos poucos a praticar alguma atividade física pois isso irá refletir na sua saúde ao longo dos nove meses. Os principais benefícios dessa prática prévia são:
- Auxilia para que a mulher atinja o seu peso ideal, ou seja, não esteja com sobrepeso;
- Regula a produção dos hormônios sexuais;
- Reduz as chances de diabetes gestacional;
- Promove uma gestação mais saudável, reduzindo as chances de complicações para a mãe e seu bebê;
- Diminui chance de dores, como a dor lombar na gestação;
- Melhora a disposição física na gestação.
3 – Tome as vacinas necessárias
Antes mesmo de engravidar, é importante que a mulher verifique se as suas vacinas estão em dia.
Para isso, existem exames conhecidos como “pré-concepcionais”, que detectam se ela contraiu algum tipo de enfermidade que possa vir a prejudicar na sua gravidez pela falta da vacina adequada.
Dentre outras, há duas principais imunizações que, se necessário, devem ser realizadas:
- Rubéola : Essa vacina, que deve ser realizada pelo menos três meses antes de engravidar, é muito importante para evitar que, com a contaminação da mãe, o bebê sofra alguma sequela;
- Hepatite B : A vacinação contra hepatite B requer uma organização ainda maior, pois ela deve ser repetida após 1 e 6 meses da primeira dose. Se contraída, essa doença pode ser transmitida para o recém-nascido na hora do parto, fazendo com que, ao longo da vida, ele desenvolva hepatite crônica. A boa notícia é que na pior das hipóteses, caso a mulher engravide antes de tomar essa vacina, ela pode ser administrada na gestação.
4 – Faça exames pré-concepcionais
Realizar determinados exames está certamente entre os principais cuidados antes de engravidar, pois previne o surgimento de diversos problemas de saúde tanto na mãe quanto no seu bebê.
Alguns exames recomendados são:
- Exame de sangue completo (pesquisa de diabetes, anemia, função da tireoide, tipo de sangue, entre outros);
- Exame de urina e fezes;
- Exames sorológicos como para toxoplasmose, hepatites, sífilis e HIV por exemplo;
- Papanicolau.
Sugere-se, ainda, que, três meses antes de engravidar, a mulher realize um ultrassom para verificar a sua saúde ginecológica .
Além disso, é importante destacar que, após engravidar, a mulher deve realizar os exames do pré-natal sugeridos para que a sua saúde continue sendo controlada.
5 – Reponha as vitaminas essenciais
A nutrição adequada é fundamental, porém, nem sempre se adquire todas as vitaminas essenciais somente através da alimentação saudável.
Um exemplo é o ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, que deve começar a ser ingerida três meses antes da fecundação. Essa suplementação evita que haja problemas de desenvolvimento do tubo neural e da coluna do bebê nas primeiras semanas de gestação.
É importante dar atenção, ainda, à deficiência de ferro, cálcio e outras vitaminas, como C e D. O médico pode recomendar a reposição desses nutrientes caso haja necessidade.
6 – Pare de fumar
Uma das unanimidades entre os cuidados antes de engravidar é a necessidade de interromper o uso de tabaco.
Um dos motivos é que o cigarro dificulta a ovulação e implantação do óvulo , reduzindo, assim, as chances de engravidar. Além disso, durante a gestação, o fumo prejudica no desenvolvimento do bebê e eleva as chances de parto prematuro.
Assim, é importante que a mulher já acostume o seu organismo à falta do tabaco antes mesmo da gestação.
—–
O ideal é que a mulher adote diversos cuidados antes de engravidar a fim de garantir uma gestação segura e saudável para si e para seu bebê.
Assim, procure o seu ginecologista e nutricionista para que eles auxiliem nesses processos de adaptação.