Não deixe de aprender!
Conheça os nossos
eBooks gratuitos
Clique nos links abaixo para conferir
> ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS NA ENDOMETRIOSE
O DIU de cobre é considerado um dos métodos contraceptivos mais eficientes. Trata-se de um dispositivo intrauterino em formato de T que é colocado dentro do útero a fim de impedir que o espermatozoide chegue até as tubas uterinas .
Além da sua eficácia, uma das vantagens desse método é o fato de que ele pode ficar até, aproximadamente, 10 anos dentro do útero sem a necessidade de manutenção.
Entretanto, pela falta de informação, ainda é baixa a taxa de mulheres que utilizam o DIU no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde , esse número é menor que 2%.
Nesse artigo, você vai saber mais sobre o DIU de cobre e as principais vantagens de utilizá-lo. Confira!
O que é DIU de cobre?
É uma versão não-hormonal do dispositivo intrauterino que é feito de plástico e revestido por esse metal.
Uma vez inserido, ele causa uma espécie de reação inflamatória do endométrio e muco cervical que dificulta a entrada dos espermatozóides pelo útero e tubas uterinas. .
A reação inflamatória no útero não causa qualquer tipo de dano para o órgão ou o corpo como um todo. Porém esse processo torna o útero hostil e, consequentemente, evita que aconteça a fecundação.
Vantagens do DIU de cobre
Além de proporcionar uma eficácia superior a 99% , o DIU possui outros benefícios. Dentre eles, destacam-se:
- Não precisa ser trocado frequentemente;
- Oferece poucos efeitos colaterais;
- Pode ser retirado a qualquer momento;
- Não libera hormônios;
- A mulher pode utilizar no período da amamentação;
- Não tem sua eficácia reduzida por outro medicamento;
- A fertilidade retorna ao normal imediatamente após a sua retirada.
Como acontece a sua inserção?
Com a mulher em posição ginecológica, ou seja, deitada na mesa com as pernas levemente afastadas, o DIU de cobre deve ser inserido até o útero.
Depois, é deixado um pequeno fio dentro da vagina, que, apesar de ser possível sentir com o dedo, não costuma atrapalhar durante o contato íntimo. É esse fio que permitirá a sua retirada e, portanto, não é recomendado que fique muito curto.
Esse procedimento deve ser realizado somente por um ginecologista no próprio consultório médico, ou em alguns casos pode ser colocado também em centro cirúrgico. Durante a colocação do DIU de cobre a mulher pode sentir um breve desconforto, como se fosse uma pressão.
É importante destacar que o DIU pode ser colocado em qualquer momento do ciclo menstrual , desde que se tenha a comprovação de que a mulher não está grávida.
Porém, os médicos costumam preferir inseri-lo durante a menstruação, visto que o colo do útero se encontra mais dilatado nesse período, facilitando o processo.
Principais indicações
O DIU de cobre é indicado para mulher acima dos 14 anos e que seja sexualmente ativa. É preciso ficar atento, porém, as contraindicações para a sua colocação. São elas:
- Fatores de risco para doenças inflamatórias pélvicas;
- Infecção ginecológica ativa;
- Suspeita de gravidez;
- Anatomia do útero anormal;
- Câncer uterino;
- Sangramento ginecológico ainda sem origem determinada.
—
Lembre-se que o DIU de cobre é um contraceptivo que visa evitar a gravidez, não sendo capaz de impedir a contaminação de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Na dúvida, procure o seu ginecologista
O post DIU de cobre: o que você precisa saber apareceu primeiro em Alira Clínica.