Não deixe de aprender!
Conheça os nossos
eBooks gratuitos
Clique nos links abaixo para conferir
> ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS NA ENDOMETRIOSE
Ao longo da gravidez, o corpo da mulher passa por diversas modificações a fim de oferecer a estrutura ideal para que o bebê se desenvolva com saúde. Assim, a barriga cresce, o peso se eleva e, aos poucos, alguns desconfortos começam a atrapalhar o dia a dia, como inchaços, dores e problemas de postura.
Para que tudo isso não torne os nove meses ainda mais difíceis, a futura mãe pode contar com o apoio profissional da fisioterapia para gestantes . Trata-se de uma modalidade que auxilia durante o período da gravidez, o trabalho de parto e o puerpério.
Neste contexto, porém, muitas pessoas se perguntam qual a diferença entre a fisioterapeuta para gestantes e a doula, que, historicamente, também oferece suporte físico para as grávidas.
Abaixo, explicamos o que cada uma delas faz especificamente, para esclarecer seus benefícios.
O papel da fisioterapia para gestantes
A fisioterapia para gestantes tem como objetivos aliviar as possíveis dores e desconfortos, preparar a mulher para as mudanças físicas da gravidez em cada trimestre, capacitar o corpo para o nascimento do bebê e ajudar na recuperação após o parto .
Os principais pontos trabalhados envolvem:
- respiração;
- alongamento e relaxamento;
- conscientização postural;
- conscientização perineal;
- manutenção do tônus perineal;
- equilíbrio muscular global;
- acompanhamento durante o parto, facilitando a descida da criança através da biomecânica.
Todas essas condutas são importantíssimas, mas é preciso destacar o trabalho feito no assoalho pélvico, que, ao longo da gestação, fica muito sobrecarregado.
Através dessa manutenção do tônus no decorrer dos trimestres, é possível prevenir e/ou tratar a incontinência urinária, muito comum nessa fase, além de preparar a musculatura para o parto normal. Isso transmite segurança e confiança no momento da expulsão do bebê.
Benefícios da fisioterapia para gestantes
A fisioterapia para gestantes oferece diversos benefícios para a mulher. Entre eles:
- alívio de dores na coluna;
- melhora da circulação sanguínea, reduzindo inchaços e câimbras;
- correção de posturas que gerem dor;
- melhora do condicionamento cardiorrespiratório;
- melhora da motilidade intestinal;
- bem-estar e elevação da autoestima;
- manutenção da musculatura pélvica, beneficiando a sexualidade na gravidez e prevenindo a incontinência urinária;
- preparação perineal para o trabalho de parto normal (alongamento e relaxamento pélvico);
- aceleração da recuperação pós-parto;
- disposição dos membros superiores para o puerpério;
- entre outros.
O que faz a doula?
No grego, doula significa “mulher que serve”. Na prática, são aquelas que prestam suporte à gestante antes, durante e depois do nascimento do bebê.
A doula não realiza nenhum tipo de procedimento médico ou exame , ou seja, não substitui o profissional especialista que atua diretamente em todos os processos da gravidez.
Pode-se dizer que a principal função dela é o apoio emocional e afetivo . A doula tem a capacidade de passar, de forma menos técnica, todas as informações necessárias para que a mãe se sinta confiante e supere todas as etapas com leveza.
E a diferença entre as duas?
Apesar de ambas as atividades visarem a saúde da mãe e do filho, a fisioterapia para gestantes faz um trabalho mais prático e físico, enquanto a doula fornece suporte psicológico e de orientação.
Uma não elimina a outra. Afinal, todo cuidado durante a gravidez é muito importante. No entanto, cabe à mulher conhecer a atuação de cada profissional e identificar-se com seu trabalho.
A fisioterapia para gestantes oferece uma assistência global , pensando em todas as mudanças físicas em cada etapa da gravidez. Principalmente porque desenvolve o corpo para que a recuperação seja mais rápida e menos estressante.
Lembre-se de que é necessário contar com o acompanhamento de um médico obstetra para que a preparação para o parto seja realizada da forma mais responsável e confortável possível.